segunda-feira, 4 de outubro de 2010

Panis & circus

Sempre me abstive em falar de política, nunca tomei partido de partido nenhum e se me peguntam se sou de esquerda ou de direita não sei responder (até mesmo por que hoje em dia os conceitos de esquerda e direita andam meio bagunçados). Mas não posso deixar passar em branco algo como as eleições presidenciais. Não votei esse ano, o título sequer eu tirei e acho um saco o voto ser obrigatório, ai vem um e diz: "Mas se não for obrigatório ninguém vota!" Se ninguém vota é porque não tem ninguém que mereça ser votado! E se ninguém votar que se arranjem novos candidatos até que achem um que mereça ganhar.
Ai como eu queria que um dia 50% dos votos fossem nulos (revolucionariazinha).
Não gosto de política partidária, nunca sei que partido defende o que, qual a ideologia de cada um. Se um hoje diz uma coisa, amanhã vai estar fazendo completamente o contrário. Era tão mais fácil quando os partidos ficavam cada um do seu lado e ninguém saia de lá. Jacobinos, Girondinos, cada qual do seu lado da assembléia, sem se misturar (Tempos áureos da Revolução Francesa).
E não poderia deixar de falar é claro do fênomeno "Tiririca". Política no Brasil é uma palhaçada? É! Ninguém leva nada a sério? Não! Não vejo nada de errado em quem vota no Tiririca como forma de protesto, o problema é votar sem saber quem se elege junto com ele. Votar em um deputado, não é votar nele sozinho, tem todo um grupo por trás dele que você nem sabe quem são, mas tá votando também!
Mas enfim, vamos agora esperar o segundo turno e votar obrigatoriamente em quem não nos agrada nem um pouco. Nós não, vocês, eu não voto u.ú.

Um comentário:

  1. Vamos lá...
    Acho MUITO errado votar no Tirica como forma de protesto, porque é muito furado esse "protesto".

    É o mesmo que organizar um protesto contra a violência matando todo mundo, entende?

    Enfim, acho uma merda a forma como escolhemos os nossos representantes, como uma musiquinha pegajosa que toca nas ruas consegue ganhar votos.
    Um palhaço analfabeto (e, infelizmente, não é nem pejorativamente falando)consegue essa quantidade de votos porque o voto é obrigatório - e claro, não só por isso. Mas se não fosse obrigatório, o pessoal que votou no tiririca não teria "coragem" de perder seu tempo no tempo com uma bobagem dessas.

    É, bom eu parar por aqui.
    Eu sei, sou uma chata pra essas coisas... e, se eu tivesse votado, teria sido nulo.

    ResponderExcluir